Descrição do Minicurso
Minicurso Construção de Instrumentos e Cultura Maker
Kiko Menezes e Leonardo Fuks
dia 01/08/2020 , das 9:00h às 12:00h
Pós-graduação em Educação Musical
Fladem Brasil - https://www.fladembrasil.com.br/
poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com
contatos dos professores :
kiko.sonori@gmail.com
fuks.leonardo@gmail.com
Na Cultura Maker, que consiste em procedimentos “Mão na Massa” - encontramos incentivo à autonomia, criatividade, colaboração e sustentabilidade, valores estes que dialogam com inúmeras abordagens e práticas em educação musical.
Nada mais estimulante do que construirmos/modificarmos/elaborarmos instrumentos musicais com nossas próprias mãos e os utilizarmos na performance e educação musical.
Há inúmeras possibilidades de técnicas, vídeos e livros, matérias primas gratuitas ou de baixo custo, ambientes apropriados e métodos a serem empregados.
Podem ser usados desde o simples aproveitamento de objetos e sucatas prontas, técnicas manuais de bricolagem até processos mais sofisticados, como impressão 3-D e corte a laser. O objetivo desta oficina é o de proporcionar uma abordagem sistemática aos instrumentos e propor estratégias para a exploração sonora e emprego na educação musical, assim como levantar reflexões sobre as ideias da criatividade na educação musical.
A cultura Maker, vista como um "movimento educacional" por alguns, inspira esta vivência que percorre os diversos aspectos da produção musical e integra as disciplinas S.T.E.M. (das iniciais em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com as matérias artísticas e humanas.
Cada participante será estimulado a desenvolver seu próprio projeto experimental, a ser utilizado em dinâmicas, jogos e brincadeiras presenciais e online. Convidamos a todas e todos a juntarem os possíveis materiais e ideias para nosso laboratório.
Ementa do Minicurso:
Classificação dos instrumentos - convencionais e étnicos, princípios físicos e sistemas
organológicos ; Instrumentos alternativos: conceitos, terminologia; Técnicas de construção:
luteria, artesanato, impressão 3-D e outras; Educação Maker e Educação 4.0: conceitos,
artesanato, bricolage, hands-on , do-it-yourself ; Técnicas e atitudes de exploração sonoras,
métodos instrumentais, técnicas estendidas ; Criação musical em grupo; Execução musical
em grupo
Referências Bibliográficas e Links de Interesse:
COTTE, Roger J. V. Música e simbolismo: ressonâncias cósmicas dos instrumentos e das obras. Tradução de Rolando Roque da Silva. São Paulo: Cultrix, 1997.
FELIZ, Julio. Instrumentos sonoros alternativos. Campo Grande: Ed. Oeste, 2002.FINEP. Glossário. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/o_que_e_a_finep/conceitos_ct.asp>. Acesso em: mar. 2014.
FUKS, Leonardo. Música e Tecnologia na Construção e Uso de Instrumentos Educacionais,
Educação em Rede v. 4 - Música na escola: Caminhos e possibilidades para a Educação Básica, SESC,2015, https://www.academia.edu/30918638/M%C3%BAsica_e_tecnologia_na_constru%C3%A7%C3%A3o_e_no_uso_de_instrumentos_educacionais
HELMHOLTZ, H. von. On the sensations of tone as a physiological basis for the theory of music. 2nd. ed. London: Longmans, Green, 1885. Dover facsimile edition, 1954.
HENRIQUE, L. Acústica musical. [S.l.]: Fundação Gulbenkian, 2002.
IZIKOWITZ, K. G. Musical and other sound instruments of the South American Indians: a comparative ethnographical study. Göteborg: Elanders, 1935.
LIMA, J. G. Instrumentos musicais brasileiros. São Paulo. Projeto Cultural Rhodia, 1988.
MONTAGU, J. Musical instruments of the Bible. [S.l.]: Scarecrow Press, 2002.
RIBEIRO, Arthur Andrés. Grupo Uakti e a construção de novos instrumentos musicais acústicos. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://ensaios.musicodobrasil.com.br/arthurandresribeiro-uakti.pdf>. Acesso em: mar. 2014.
RICHTER, Maurice N. Technology and social complexity. [S.l.]: State University of New York Press, 1982.
ROSSING, T. (Ed.). Handbook of acoustics. [S.l.]: Springer, 2007.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: (treatise on musical objects). Paris: Le Seuil, 1966.
SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
SCHAFER, R. M. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
SMETAK,W. Simbologia dos instrumentos. [S.l.]: Ed. Associação dos Amigos de Smetak, 2001.
VIEIRA, Niágara Cruz. A construção de instrumentos alternativos e os recursos formadores de um ambiente educacional integrado para a educação musical: uma pesquisa participativa com uma turma de 4o ano do ensino regular fundamental em uma escola pública no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, UFRJ, 2010.
Kiko Menezes e Leonardo Fuks
dia 01/08/2020 , das 9:00h às 12:00h
Pós-graduação em Educação Musical
Fladem Brasil - https://www.fladembrasil.com.br/
poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com
contatos dos professores :
kiko.sonori@gmail.com
fuks.leonardo@gmail.com
Na Cultura Maker, que consiste em procedimentos “Mão na Massa” - encontramos incentivo à autonomia, criatividade, colaboração e sustentabilidade, valores estes que dialogam com inúmeras abordagens e práticas em educação musical.
Nada mais estimulante do que construirmos/modificarmos/elaborarmos instrumentos musicais com nossas próprias mãos e os utilizarmos na performance e educação musical.
Há inúmeras possibilidades de técnicas, vídeos e livros, matérias primas gratuitas ou de baixo custo, ambientes apropriados e métodos a serem empregados.
Podem ser usados desde o simples aproveitamento de objetos e sucatas prontas, técnicas manuais de bricolagem até processos mais sofisticados, como impressão 3-D e corte a laser. O objetivo desta oficina é o de proporcionar uma abordagem sistemática aos instrumentos e propor estratégias para a exploração sonora e emprego na educação musical, assim como levantar reflexões sobre as ideias da criatividade na educação musical.
A cultura Maker, vista como um "movimento educacional" por alguns, inspira esta vivência que percorre os diversos aspectos da produção musical e integra as disciplinas S.T.E.M. (das iniciais em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com as matérias artísticas e humanas.
Cada participante será estimulado a desenvolver seu próprio projeto experimental, a ser utilizado em dinâmicas, jogos e brincadeiras presenciais e online. Convidamos a todas e todos a juntarem os possíveis materiais e ideias para nosso laboratório.
Ementa do Minicurso:
Classificação dos instrumentos - convencionais e étnicos, princípios físicos e sistemas
organológicos ; Instrumentos alternativos: conceitos, terminologia; Técnicas de construção:
luteria, artesanato, impressão 3-D e outras; Educação Maker e Educação 4.0: conceitos,
artesanato, bricolage, hands-on , do-it-yourself ; Técnicas e atitudes de exploração sonoras,
métodos instrumentais, técnicas estendidas ; Criação musical em grupo; Execução musical
em grupo
Referências Bibliográficas e Links de Interesse:
COTTE, Roger J. V. Música e simbolismo: ressonâncias cósmicas dos instrumentos e das obras. Tradução de Rolando Roque da Silva. São Paulo: Cultrix, 1997.
FELIZ, Julio. Instrumentos sonoros alternativos. Campo Grande: Ed. Oeste, 2002.FINEP. Glossário. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/o_que_e_a_finep/conceitos_ct.asp>. Acesso em: mar. 2014.
FUKS, Leonardo. Música e Tecnologia na Construção e Uso de Instrumentos Educacionais,
Educação em Rede v. 4 - Música na escola: Caminhos e possibilidades para a Educação Básica, SESC,2015, https://www.academia.edu/30918638/M%C3%BAsica_e_tecnologia_na_constru%C3%A7%C3%A3o_e_no_uso_de_instrumentos_educacionais
HELMHOLTZ, H. von. On the sensations of tone as a physiological basis for the theory of music. 2nd. ed. London: Longmans, Green, 1885. Dover facsimile edition, 1954.
HENRIQUE, L. Acústica musical. [S.l.]: Fundação Gulbenkian, 2002.
IZIKOWITZ, K. G. Musical and other sound instruments of the South American Indians: a comparative ethnographical study. Göteborg: Elanders, 1935.
LIMA, J. G. Instrumentos musicais brasileiros. São Paulo. Projeto Cultural Rhodia, 1988.
MONTAGU, J. Musical instruments of the Bible. [S.l.]: Scarecrow Press, 2002.
RIBEIRO, Arthur Andrés. Grupo Uakti e a construção de novos instrumentos musicais acústicos. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://ensaios.musicodobrasil.com.br/arthurandresribeiro-uakti.pdf>. Acesso em: mar. 2014.
RICHTER, Maurice N. Technology and social complexity. [S.l.]: State University of New York Press, 1982.
ROSSING, T. (Ed.). Handbook of acoustics. [S.l.]: Springer, 2007.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: (treatise on musical objects). Paris: Le Seuil, 1966.
SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
SCHAFER, R. M. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
SMETAK,W. Simbologia dos instrumentos. [S.l.]: Ed. Associação dos Amigos de Smetak, 2001.
VIEIRA, Niágara Cruz. A construção de instrumentos alternativos e os recursos formadores de um ambiente educacional integrado para a educação musical: uma pesquisa participativa com uma turma de 4o ano do ensino regular fundamental em uma escola pública no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, UFRJ, 2010.
LEONARDO FUKS é professor de acústica musical e de fisiologia da voz da Escola de Música da
UFRJ, combinando uma formação em engenharia acústica e mecânica com uma carreira de
oboísta e multi-instrumentista em música contemporânea. Doutor em acústica musical pelo
Instituto Real de Tecnologia da Suécia, pesquisou instrumentos de sopro e voz humana, sob
orientação de Johan Sundberg. Criou a Cyclophonica Orquestra de Bicicletas, um grupo
profissional que utiliza instrumentos alternativos e adaptados. Realizou mostras interativas de
música e ciência e produz instrumentos para experimentos de acústica, para fins profissionais e
para seus grupos musicais. Suas aulas e oficinas de construção de instrumentos já foram
realizadas no Brasil, Japão, Estados Unidos, México, Dinamarca, Suíça, Alemanha, Suécia e Itália.
KIKO MENEZES é pesquisador e designer de instrumentos, jogos e projetos educativos musicais com enfoque em experiências criativas e sustentáveis. Idealizador da empresa Sonori em 2009 onde desenvolveu um projeto de parque sonoro ecológico desmontável em versões de 64 e 24m² - uma mistura de exposição com show e oficina, a Oficina Regular Sonori Lab de Música e Criatividade para crianças e o Criativa Música com o enfoque no trabalho com educadores musicais. Possui formação básica na Escola de Música Villa Lobos, instrução em Yoga e Meditação, graduação em Propaganda e Marketing e é pós-graduando da Especialização em Educação Musical CBM/FLADEM/Fladem Brasil, onde também trabalha na parte de gestão organizacional.
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